terça-feira, 31 de março de 2009

HOMENAGEM ÀS MULHERES...

1. Estamos encerrando o mês destinado a homenagear as mulheres. Percebemos que NA COMUNIDADE DO MOVIMENTO TROPA UNIDA há várias mulheres de fibra, iniciativa, ousadia e coragem.

2. Farei uma breve análise de um FILME BELÍSSIMO chamado “Terra Fria”, na medida em que consiste em um filme que trata de vários assuntos, mas que tem o foco central no preconceito inerente à espécie humana.

3. A história começa com uma mãe solteira de dois filhos que se vê na situação de mulher que apanha em casa, e decide abandonar tudo em busca de sua independência em todos os sentidos.

4. Logo esta mulher guerreira, jovem, vai em busca de um trabalho. Diante da dificuldade que encontra no mercado, ela decidiu ingressar em uma empresa de mineração, um típico trabalho de homens, até então.

5. Sofre logo no início com o preconceito de seu pai – que trabalha nesta mineradora, há anos -, ele não entende como uma mulher pode executar seu trabalho, como ela pode ter um salário similar, e pior, esta mulher é sua filha. Esta é uma história que se inicia próximo à década de 80 do século passado. É uma história real, retratada pelo cinema de forma tocante. É admirável que no mundo moderno, tenhamos episódios de preconceito sobre a mulher, este filme trata disso.

6. Que embora as mulheres tenham tido a oportunidade de inserção no mercado de trabalho, muitas delas sofriam, e algumas ainda sofrem, com a discriminação. Parece "ficção" todos os fatos narrados na obra, mas sabemos que se trata de uma história real, e isto choca o público. Embora vivamos num mundo globalizado, existem muitos lugares como a "Terra Fria". São lugares onde alguns valores não mudaram.

7. O filme trás uma problemática antiga sobre as diferenças entre homens e mulheres, que já se arrasta desde Adão e Eva. Ele provoca ânsia, enjoa em algumas partes. É um sentimento de raiva pela exposição de uma verdade, escondida em cada um de nós.

8. É difícil determinar um ponto de ápice dramático nesta obra, ela simplesmente emociona do inicio ao fim, nos faz refletir sobre nosso dia-dia, nos faz refletir sobre a espécie humana, sobre suas mentiras, suas trapaças, seu mundo interior contaminado por crenças e valores ultrapassados.

9. É impossível não se emocionar! Este em um daqueles filmes obrigatórios para todas as pessoas. Realmente um filme que suscita uma reflexão profunda. Enfim, Terra Fria consegue "descongelar" nossos corações para todo o preconceito humano.

10. Com base nesta ilustração cinematográfica, sirvo-me da presente mensagem para agradecer e homenagear TODAS as mulheres que tem apoiado o MOVIMENTO TROPA UNIDA. SÃO VÁRIAS e não posso lembrar o nome de todas, mas faço menção especial às ILUSTRÍSSIMAS: REGINA; VERÔNICA; KARLA OSANA; FLÁVIA PAESSLER; e, em especial à GRANDE E CULTA “BIA”, que nos tem brindado com muitas informações importantes.

11. PARABÉNS A TODAS!!!!!!!!!

12. SAUDAÇÕES MTU!!!!!

13. MONTEIRO – Diretor Jurídico.

segunda-feira, 30 de março de 2009

Fotos da reunião do Império Serrano

O Presidente do MTU, Sr. Valney Ferreira Dias e o Diretor Jurídico,

Sr. Márcio Monteiro, com o fax enviado pelo ilustre Procurador do Município,

Dr. Maurício Toledo, contendo as vantagens cabíveis

aos funcionários estatutários em contraposição aos benefícios

dos celetistas.

O Diretor Jurídico do MTU, Sr. Márcio Monteiro, em pronunciamento

à tropa durante a reunião do dia 26 de março de 2009, na quadra do

GRES Império Serrano.


O Vicepresidente do MTU, Sr. Paulo Andrade e o Diretor Administrativo,

Sr. Marcio Santos.

Abaixo, o Presidente do MTU, Sr. Valney, com a "Carta Compromisso"

assinada pelo Exmo. Sr. Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro,

Dr. Eduardo Paes.


sexta-feira, 27 de março de 2009

Rio de Janeiro, 26 de março de 2009. UM DIA HISTÓRICO!!!

1. Prezados, queridos, estimados e AMADOS companheiros, em estrita obediência aos Princípios da Transparência, Boa-Fé, Publicidade e Confiança, trazemos a lume mais um conjunto de AÇÕES MERITÓRIAS, protagonizadas pelo MOVIMENTO TROPA UNIDA, na data de 26 de março do corrente ano, sendo desdobradas em TRÊS lugares distintos, a saber: AUDITÓRIO do Centro Administrativo São Sebastião (CASS); 6ª Inspetoria (Madureira) e Quadra do Grêmio Recreativo Escola de Samba IMPÉRIO SERRANO, em Madureira.

2. Pois bem. Às 15:00h teve início a nossa SAGA quando tivemos a honra de atender o CONVITE para Participarmos do FÓRUM DE DEBATES SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA, que consistirá em eventos preparatórios para a elaboração da Pauta Temática da CONFERÊNCIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA a ser realizada em BRASÍLIA, Capital Federal, salvo engano no mês de agosto do corrente ano. Cabe consignar que o MOVIMENTO UNIDA, que se fazia representar pelos seguintes membros: GM4 VALNEY DIAS (Presidente); GM2 PAULO ANDRADE (Vice-Presidente) GM2 MÁRCIO SANTOS (Diretor Administrativo); GM4 MÁRCIO MONTEIRO (Diretor Jurídico); GM3 F. SILVA (Mestre de Banda) – Diretor Financeiro.

3. Ficou acertado o comprometimento do Movimento Tropa Unida em prestar importantíssima contribuição, a qual se fará através da RELATORIA de um Projeto específico sobre a “OSTENSIVIDADE DO POLICIAMENTO OSTENSIVO DA GUARDA MUNICIPAL, VOLTADO À PREVENÇÃO PRIMÁRIA DOS PEQUENOS DELITOS”. A Reunião foi brilhantemente conduzida pelo preclaro Doutor RICARDO ROTEMBERG, Subsecretário da Casa Civil e Gestor Municipal do PRONASCI. Participaram da REUNIÃO várias Autoridades da Sociedade Civil Organizada, bem como Autoridades Militares, dentre as quais podemos destacar, no âmbito interno da Corporação, o Senhor ARNALDO FREIRE, GM5 – Coordenador de Grupos Especiais, assim como o Insigne Senhor GM5 AILTON RAMOS, Comandante do Grupamento de Apoio ao Turista.

4. A Reunião desenvolveu-se até o horário de 17: 30h quando saímos do CASS e seguimos diretamente para a 6ª INSPETORIA, para traçarmos as diretrizes da Reunião que seria (e foi) realizada na quadra da Escola de Samba IMPÉRIO SERRANO.

5. Naquele exato momento – 19:00h –, sentimos a poderosa mão de DEUS agindo, quando o telefone celular do PRESIDENTE VALNEY tocou, tratava-se do EMINENTE PROCURADOR MAURÍCIO TOLEDO, MEMBRO DO GRUPO DE TRABALHO NOMEADO PELO EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO E RELATOR DO PARECER JURÍDICO QUE EMBASARÁ A NOSSA MUDANÇA DE REGIME JURÍDICO.

6. Tal Autoridade disse o seguinte: “Chegou ao meu conhecimento que o SISGUARIO tem veiculado um documento contendo uma série de ‘desvantagens’ a serem experimentadas pelos guardas municipais depois da mudança de regime jurídico. Contudo, eu sei que vocês (MTU) estarão realizando uma REUNIÃO daqui a poucos instantes, portanto, gostaria de saber um número com sinal de FAX, para que eu possa enviar uma mensagem para que VOCÊS apresentem à TROPA”. Dito isto, o BRILHANTE GM2 CABRAL, recebeu uma mensagem kilométrica de fax (10 páginas), enviada pelo próprio Gabinete do DOUTOR MAURÍCIO TOLEDO, contendo uma série de vantagens que serão concedidas à nossa Categoria, as quais tinham por escopo pulverizar parcialmente a credibilidade das informações do SISGUARIO.

7. Depois de recebida a mensagem, foi dita pelo EMINENTE PROCURADOR, a seguinte frase: “Vocês (MTU) contam com a minha total colaboração, fiquei IMPRESSIONADO com o parecer TÉCNICO-JURÍDICO elaborado por vocês e saibam de uma coisa: ESTOU JUNTO NESTA LUTA COM VOCÊS E AS PORTAS DO MEU GABINETE ESTÃO ABERTAS E VOCÊS NÃO PRECISAM AGENDAR NADA PARA CONVERSAR COMIGO”. Confesso aos senhores leitores que foi impossível conter a emoção e evitar que as lágrimas rolassem de nossos olhos, tendo em vista a importância da declaração ora efetuada.

8. Ato contínuo, iniciamos a caminhada em direção ao local da REUNIÃO, quando já encontramos um bom número de guerreiros de fé. Veio a minha lembrança, uma canção de ROBERTO CARLOS: “(...) De todos os lugares vinham aos milhares e em pouco tempo eram milhões; invadindo ruas, campos e cidades, espalhando AMOR aos corações (...). Outros que brincavam mais além, deixaram de brincar para vir também. E cada vez crescia mais, aquele batalhão de paz, onde já marchavam mais de 100...”.

9. Pontualmente às 20:30h, teve início a Reunião, quando o Presidente VALNEY fez uma retrospectiva acerca das lutas e batalhas que temos enfrentado, citou particularidades de cada Reunião, bem como mencionou a coragem da TROPA em assumir publicamente uma decisão de apoio ao então candidato EDUARDO PAES, mencionou o HISTÓRICO PARECER JURÍDICO que fizemos, os quais abalaram as estruturas jurídicas da ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL, pois tivemos a felicidade e a INSPIRAÇÃO de conceber documento de tal MAGNITUDE, que serviu de FONTE para a nossa mudança de regime jurídico...

10. Depois de efetuada esta retrospectiva, o Presidente VALNEY leu os detalhes mais importantes do fax enviado pelo EMINENTE PROCURADOR, dentre as quais cito as mais importantes VANTAGENS A SEREM CONCEDIDAS, a saber:

Ø LICÊNÇA-PRÊMIO de 03 meses a cada 05 anos para TODOS;

Ø LICENÇA-ALEITAMENTO com um prazo de 05 meses, benefício concedido às mulheres, além da LICENÇA-MATERNIDADE;

Ø LICÊNÇA-AFASTAMENTO para poder cuidar/acompanhar familiares hospitalizados;

Ø RECEBIMENTO do FGTS, de forma integral e espontânea ou pela forma de ALVARÁ JUDICIAL, a ser ajuizado no TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL;

Ø CONCESSÃO DE VALES-TRANSPORTE E TICKETS-ALIMENTAÇÃO;

Ø PLANO DE SAÚDE DESCONTADO NA FAIXA DE 05%, podendo incluir todos os familiares;

Ø APOSENTADORIA INTEGRAL, sempre com equiparação salarial com os servidores n ativa, NÃO havendo desconto nos proventos;

Ø ADICIONAIS de PERICUOSIDADE, INSALUBRIDADE e NOTURNO;

Ø A Possibilidade REAL E TANGÍVEL de se propor uma EMENDA para conceder AUXÍLIO àqueles que têm dependentes portadores de necessidades especiais, pois a nova lei não os contempla (AINDA!!!).

Ø A CADA PERÍODO DE 12 MESES PARA TRATAMENTO DE SAÚDE, O FUNCIONÁRIO TERÁ DIREITO A UM MÊS DE SALÁRIO A MAIS.

Ø QUANDO SE TRATAR DE LICENÇA CONCEDIDA POR MOTIVO DE ACIDENTE DE TRABALHO, OU DOENÇA PROFISSIONAL, O FUNCIONÁRIO FARÁ JUS A AUXÍLIO-DOENÇA POR UM PERÍODO DE SEIS MESES: Explicando: nestes casos – ACIDENTE DE TRABALHO – no 6º mês o servidor irá receber um salário a mais.

Ø POSSIBILIDADE de um PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS que contemple as promoções por ANTIGUIDADE E MERECIMENTO. Ressaltando que o MTU já possui um Projeto neste sentido, a ser apresentado para colaboração. Para tanto será indispensável um Trabalho de Mobilização, DA TROPA DA GUARDA MUNICIPAL, para que juntos possamos vencer os nocivos efeitos de sua ESTAGNAÇÃO PROFISSIONAL, que tem refletido no cotidiano do guarda municipal, em todas as suas classes, cujo sintoma, FAÇO A INTROMISSÃO, mais cruel é a “SÍNDROME DE GABRIELA”, isto é, “EU NASCI ASSIM... EU VIVI ASSIM... EU CRESCI ASSIM... EU VOU SER SEMPRE ASSIM...” haja vista que os integrantes de todas as classes, mas... Principalmente aqueles “valorosos guerreiros das classes GM1 e GM2, cujas trajetórias profissionais têm sido pautadas pelo denodo, galhardia, responsabilidade e FÉ em um futuro melhor, mais equânime e menos cruel, diferente da sombria realidade que se vislumbra com clareza meridiana nos dias atuais.

11. Cabe ressaltar que o EMINENTE PROCURADOR MAURÍCIO TOLEDO afirmou que o EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO EDUARDO PAES, confirmou que toda e qualquer perda superveniente será SANADA, pois o seu compromisso é com o bem máximo da categoria.

12. Voltando à Palestra, o Presidente VALNEY passou a palavra ao DIRETOR JURÍDICO, MÁRCIO MONTEIRO, o qual explicou pormenorizadamente os detalhes da REUNIÃO DE CÚPULA que selou a Mudança de REGIME JURÍDICO da Guarda Municipal, quando exortou a todos os presentes para não se deixarem amedrontar por perseguições, caça às bruxas e outras formas de intimidação, perseguições pessoais, avaliações qualitativas viciadas, quando este citou que sempre haverá em qualquer corporação BOAS PESSOAS (AUTOBOTS) e MÁS PESSOAS (DECEPTICONS), citações do filme TRANSFORMERS que levaram todos aos mais descontraídos sorrisos; mas seria imperiosa a conscientização de que TODOS devem ter coragem para tomar decisões e que sinceramente valeu a pena tudo ocorrido até aquele momento, pois TUDO que o MTU faz não é com o fito de amealhar benefício próprio, todavia, buscar melhorias substanciais para TODOS os GUARDAS MUNICIPAIS, para que estes possam estar motivados, felizes e com sua auto-estima recuperada.

13. O DIRETOR JURÍDICO MÁRCIO MONTEIRO (visivelmente emocionado) encerrou a sua participação citando um texto bíblico extraído de COLOSSENSSES 2: 5, que diz assim: “Ainda que eu não esteja presente quanto ao corpo, estarei presente em espírito, alegrando-me e regozijando-me da vossa fé em CRISTO JESUS”. Tal citação teve por escopo homenagear a todos aqueles que, não obstante as suas manifestações de vontade, infelizmente, NÃO puderam estar presentes naquela data, naquele local, naquela hora, (ESCOLA, FACULDADE, FAMÍLIA, ESCALA DE SERVIÇO, HORÁRIOS ATÉ 21 HORAS). Todavia, posso afirmar que de onde quer que estivessem, estariam ANGUSTIADOS, pelo fato de NÃO estarem ali, razão pela qual estariam orando, rezando e torcendo pela nossa VITÓRIA esta, que NÃO é uma VITÓRIA pessoal, é uma VITÓRIA COLETIVA. Certamente havia quase mil guardas municipais presentes, mas, com a mesma certeza afirmo que toda a corporação estava ali, em espírito e em verdade.

14. Depois disso, o VICE-PRESIDENTE PAULO ANDRADE teve direito a palavra e foi EXTREMAMENTE FELIZ ao conclamar a TODOS os presentes para a necessidade de FORMALIZAR a ASSOCIAÇÃO DE MEMBROS, para que o MTU possa adquirir maior legitimidade para defender os interesses da TROPA. Dito isto, tal proposta foi recebida por ACLAMAÇÃO, por todos ali presentes, cujo número aproximado pode-se presumir: mais de 500 pessoas.

15. Também foi concedida a palavra ao GM6 EDINEI, o qual citou palavras de apoio e incentivo.

16. Encerramos a Palestra quando o DIRETOR JURÍDICO MÁRCIO MONTEIRO teve a honra de informar a todos os presentes que o PRESIDENTE VALNEY estava sendo nomeado ao cargo de GERENTE DE JUSTIÇA E DISCIPLINA. Alguém poderia perguntar: VALNEY foi agraciado por um favor? JAMAIS! Trata-se de uma legítima demonstração de reconhecimento, da atual gestão de Comando, a uma pessoa que sempre lutou pelos mais lídimos interesses da categoria, sem desmerecer a ninguém, enfrentando no peito certo preconceito e muito desdém. Por isso, escute o que eu digo, respeite a camisa que o VALNEY suou (SANGUE), respeite quem pôde chegar onde este VALOROSO GUERREIRO DE FÉ, chamado VALNEY FERREIRA DIAS, chegou, com muita honra, hombridade, transparência, dignidade e boa-fé. Posso até ser suspeito para citar essas palavras, mas não posso negar que “É MUITO BOM SABER QUE VALNEY É MEU AMIGO”. PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

17. SAUDAÇÕES MTU!!!!

18. MOVIMENTO TROPA UNIDA... “Que o SENHOR te abençoe e te guarde; que o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; que o SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a PAZ (...). Trago à baila esta citação bíblica, pois tenho a ABSOLUTA CERTEZA de que DEUS tem legitimado TODAS as nossas ações.

19. MONTEIRO – Diretor Jurídico.

segunda-feira, 23 de março de 2009

sábado, 21 de março de 2009

ALERTA VERMELHO e NOVA REUNIÃO DO MTU!!

1. Prezados companheiros, em estrita obediência aos Princípios da Transparência, Boa-Fé, Publicidade e Confiança, trazemos a mais algumas uma ações destacadas do MOVIMENTO TROPA UNIDA, sendo, uma delas desenvolvida na Base da 13ª INSPETORIA, ocorrida no dia 12 de março do presente ano, durante a FORMATURA MATINAL.
2. Pois bem. Este signatário e o Presidente Valney chegaram ao local, participaram do cerimonial de Hasteamento das Bandeiras, ouviram atentamente as ordens do dia. Por mais redundante que possa parecer, JAMAIS poderíamos nos olvidar de mencionar a calorosa recepção, através de seu Comandante, GM5 ITAHARASSI, cuja gentileza e prestatividade nos sensibilizaram. Outro ponto a destacar, foi a acolhedora forma como fomos recebidos pelos demais integrantes do Efetivo daquela Unidade, os quais se faziam presentes em grande número. Afigurou-se com clareza meridiana a hospitalidade daqueles AMADOS servidores, os quais temos inenarrável o prazer de citá-los em nossas palavras.
3. Depois de cumpridas as formalidades de praxe, o Senhor ITAHARASSI nos franqueou a palavra. Neste exato memento, o Presidente VALNEY iniciou a sua fala, relatando os detalhes daquela que ousamos denominar “REUNIÃO DE CÚPULA”, cujos detalhes mais precisos estão publicados de forma clara, concisa, didática e informativa, inclusive com fotos, no BLOG, brilhantemente confeccionado pelo Senhor Diretor MÁRCIO SANTOS, sobre quem teço considerações elogiosas.
4. Voltando à Palestra, o Presidente VALNEY exortou a todos para manterem a vigilância e não se deixarem abraçar pelo “monstro da acomodação”, tendo em vista que poderíamos entender que já está tudo resolvido e não temos mais qualquer motivo para lutar, fato este que seria um ledo engano, pois o êxito que temos logrado em nossas reuniões e intenso trabalho de mobilização, deve ser entendido como apenas o primeiro passo de uma lenta e árdua caminhada, rumo aos nossos objetivos principais, a saber: UMA GUARDA MUNICIPAL MELHOR e, por conseqüência, um GUARDA MUNICIPAL motivado, feliz e com sua auto-estima recuperada, e o mais importante, sabendo que pode almejar ascender vertical e horizontalmente às classes mais elevadas, sem que estejam “condenados” por um SAD exclusivo, injusto e elitista, que tem enfrentado os nocivos efeitos de sua ESTAGNAÇÃO, que tem refletido no cotidiano do guarda municipal, em todas as suas classes, cujo sintoma mais cruel é a “SÍNDROME DE GABRIELA”, isto é, “EU NASCI ASSIM... EU VIVI ASSIM... EU CRESCI ASSIM... EU VOU SER SEMPRE ASSIM...” haja vista que os integrantes de todas as classes, mas... Principalmente aqueles “valorosos guerreiros das classes GM1 e GM2, cujas trajetórias profissionais têm sido pautadas pelo denodo, galhardia, responsabilidade e FÉ em um futuro melhor, mais equânime e menos cruel, diferente da sombria realidade que se vislumbra com clareza meridiana nos dias atuais.
5. É imprescindível salientar o fato de o MTU fazer a absoluta questão de citar a SOLICTAÇÃO FORMAL ao Eminente Procurador MAURÍCIO TOLEDO para que pudesse incluir nas propostas de novo ESTATUTO e PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS, a tangível realidade dos critérios de ANTIGUIDADE e MERECIMENTO, para que TODOS possam vislumbrar um futuro promissor em suas carreiras, sem que estejam alijados profissionalmente, por intermédio deste FAMIGERADO SISTEMA DE CASTAS, que infelizmente foi criado pelo nosso atual SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO. Observação: Tal Autoridade retrocitada é: Membro Relator do PARECER TÉCNICO-JURÍDICO que decidirá FAVORAVELMENTE à mudança de Regime Jurídico de nossa INSTITUIÇÃO, além de ser o Chefe de Gabinete do Secretário de Ordem Pública, Doutor RODRIGO BETHLEM.
6. Encerramos a Palestra na 13ª Inspetoria, com a citação das mensagens de força, coragem, determinação, auto-estima, fé, amor próprio, autoconfiança, orgulho e respeito, as quais foram extraídas da letra da Canção “MOLEQUE ATREVIDO”, composta por JORGE ARAGÃO. Tal citação teve por escopo exaltar o moral de cada um ali presente, quando pudemos nos regozijar em poder ver na FORMATURA vários servidores com o brilho nos olhos daqueles que estavam vislumbrando “um novo tempo, apesar dos perigos...”
7. “Os associados devem ter iguais direitos, mas o estatuto poderá instituir categorias com vantagens especiais.” No caso do MOVIMENTO TROPA UNIDA, nossos membros, ao invés de sócios beneficiários, são denominados COMPANHEIROS, para não haja a vinculação hierárquica remanescente de nossas funções institucionais. Ou seja, O MOVIMENTO TROPA UNIDA POSSUI UMA PROPOSTA ALTAMENTE INCLUSIVA, NA MEDIDA EM QUE O SEU CORPO DIRETIVO É COMPOSTO DE GUARDAS MUCINIPAIS DAS CLASSES GM1 A GM4, além HOMENS E MULHERES, bem como pode valer-se da prerrogativa de gozar da simpatia de vários integrantes das CLASSES GM5 e GM6, os quais endossam as propostas do MTU, quando cito o exemplo dos Insignes Mentores GM5 COIMBRA – nosso Conselheiro de Honra - , assim como GM5 ITAHARASSI, o qual nos concedeu a oportunidade de iniciarmos um trabalho de multiplicação da VERDADE e da TRANSPARÊNCIA.
8. O QUE SOMOS? QUEM SOMOS? PARA QUE SOMOS? ASSOCIAÇÃO, em um sentido amplo, é qualquer iniciativa formal ou informal que reúne pessoas físicas ou outras sociedades jurídicas com objetivos comuns, visando superar dificuldades e gerar benefícios para os seus associados. Formalmente, qualquer que seja o tipo de ASSOCIAÇÃO é uma forma jurídica de legalizar a união de pessoas em torno de seus interesses (MUDANÇA DE REGIME JURÍDICO) e que sua constituição permite a construção de condições maiores e melhores do que as que os indivíduos teriam isoladamente para a realização dos seus objetivos. A ASSOCIAÇÃO é a forma mais básica para se organizar juridicamente um grupo de pessoas para a realização de objetivos comuns.
9. O MOVIMENTO TROPA UNIDA preza em suas relações pela estrita observância de alguns PRINCÍPOS de uma doutrina e a jurisprudência chama associativismo e expressa a crença de que juntos, nós podemos encontrar soluções melhores para os conflitos que a vida em sociedade nos apresenta. Esses PRINCÍPOS BAILARES são reconhecidos no mundo todo e embasam as várias formas que as ASSOCIAÇÕES podem assumir. Os PRINCÍPOS gerais são os seguintes:
10. PRINCÍPIO DA TRANSPARÊNCIA: a nossa marca registrada, ao passo que TODAS as nossas ações são marcadas pelo pleno conhecimento da TROPA, sem que nada fique encoberto.
11. PRINCÍPIO DA ADESÃO VOLUNTÁRIA E LIVRE: As associações são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a usar seus serviços e dispostas a aceitar as responsabilidades de sócio, sem discriminação social, racial, política, religiosa e de gênero. O MTU prima sua conduta dessa forma.
12. PRINCÍPIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA PELOS SÓCIOS: As associações são organizações democráticas, controladas por seus sócios, que participam ativamente no estabelecimento de suas políticas e na tomada de decisões. Homens e mulheres, eleitos como representantes, são responsáveis para com os sócios.
13. PRINCÍPIO DA PARTICIPAÇÃO ECONÔMICA DOS SÓCIOS: Os sócios contribuem de forma eqüitativa e controlam democraticamente as suas associações. Os sócios destinam eventual superávit para os seus objetivos através de deliberação em assembléia geral.
14. PRINCÍPIO DA ISONOMIA: Um requisito básico e fundamental para isso é assegurar aos nossos relacionamentos uma postura que não coloque ninguém em posição subalterna. Na instrução e nas decisões do MTU entendemos imperiosa a necessidade de zelar pela maior igualdade possível entre as partes, inclusive compensando eventuais desigualdades, em busca de umas soluções legais, justas e convincentes. TODOS NÓS ESTAMOS IMBUÍDOS DO MESMO OBJETIVO!
15. PRINCÍPIO DA LEGALIDADE: É sempre necessária a previsão legislativa como condição de validade de uma atuação administrativa, porém, é essencial que tenham efetivamente acontecido os fatos, aos quais a lei estipulou uma conseqüência. Está totalmente superado o entendimento segundo o qual a discricionariedade que a lei confere ao agente legitima qualquer conduta e impede o exame pelo Poder judiciário. O princípio da legalidade não pode ser entendido como um simples cumprimento formal das disposições legais. Ele não se coaduna com a mera aparência de legalidade, mas, ao contrário, requer uma atenção especial para com o espírito da lei e para com as circunstâncias do caso concreto. ESTA É A RAZÃO PARA QUE O MTU SE TORNASSE UMA PESSOA JURÍDICA DE DIREITO PRIVADO.
16. PRINCÍPIO DA RAZOABILIDADE: O princípio da razoabilidade, segundo o ENTENDIMENTO DO MTU, é uma diretriz de senso comum, ou mais exatamente, de bom-senso, aplicada ao Direito. Esse bom-senso jurídico se faz necessário à medida que as exigências formais que decorrem do princípio da legalidade tendem a reforçar mais o texto das normas, a palavra da lei, que o seu espírito.
17. PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE: O princípio da proporcionalidade tem o objetivo de coibir excessos desarrazoados, por meio da aferição da compatibilidade entre os meios e os fins da atuação administrativa, para evitar restrições desnecessárias ou abusivas. ADORAMOS ESSE PRINCÍPIO. Por força deste, não é lícito à Administração Pública valer-se de medidas restritivas ou formular exigências aos particulares além daquilo que for estritamente necessário para a realização da finalidade pública almejada.
18. Princípio da Moralidade: A Constituição Federal elegeu como um de seus princípios fundamentais a moralidade como um todo, abrindo o caminho para a superação da vergonhosa impunidade que campeia na Administração Pública, podendo-se confiar em uma nova ordem administrativa baseada na confiança, na boa-fé, na honradez e na probidade. O MTU LUTA “DE SOL A SOL”, PELA OBSERVÂNCIA DESSE PRINCÍPIO, pois contempla a determinação jurídica da observância de preceitos éticos produzidos pela sociedade, variável segundo as circunstâncias de cada caso. Já dizia a saudosa portelense CLARA NUNES: “(...) Por isso não adianta está no mais alto degrau da fama, MAS... com a moral toda enterrada na lama”. Quem conhece os integrantes da MOVIMENTO TROPA UNIDA SABE QUE TAL CITAÇÃO NÃO AFIGURA-SE EM UM DISCURSO VAZIO!!!
19. PRINCÍPIO DA BOA-FÉ: A boa-fé é um importante princípio jurídico, que serve também como fundamento para a manutenção do ato viciado por alguma irregularidade. A boa-fé é um elemento externo ao ato, na medida em que se encontra no pensamento do agente, na intenção com a qual ele fez ou deixou de fazer alguma coisa. Na prática, é impossível definir o pensamento, mas é possível aferir a boa ou má-fé, pelas circunstâncias do caso concreto.
20. PRINCÍPIO DA AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA: As associações são organizações autônomas de ajuda mútua, controladas por seus membros. Entrando em acordo operacional com outras entidades, inclusive governamentais, ou recebendo capital de origem externa, devem fazê-lo de forma a preservar seu controle democrático pelos sócios e manter sua autonomia.
21. PRINCÍPIO DA EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO: As associações devem proporcionar educação e formação aos sócios, dirigentes eleitos e administradores, de modo a contribuir efetivamente para o seu desenvolvimento. Eles deverão informar o público em geral, particularmente os jovens e os líderes formadores de opinião, sobre a natureza e os benefícios da cooperação.
22. PRINCÍPIO DA INTERAÇÃO: As associações atendem a seus sócios mais efetivamente e fortalecem o movimento associativista trabalhando juntas, através de estruturas locais, nacionais, regionais e internacionais.23. Concluímos a nossa postagem com a reedição das citações bíblicas que fizemos outrora, as quais entendemos ser indispensáveis para que se entenda o contexto de nossas atuações, a saber: RESSALVA: não estamos aqui ensinando religião, muito menos apregoar uma suposta superioridade de um sentimento religioso em detrimento de outro, até porque vivemos sob a égide de um ESTADO LAICO. Dito isto, seja você Cristão Evangélico, Budista, Espírita, Umbandista, Candomblecista, Cristão Católico, Agnóstico, Xintoísta, Muçulmano, e demais sentimentos religiosos que nos esquecemos de mencionar. Moral da História: queremos que os senhores meditem no contexto histórico da mensagem, quanto ao aspecto religioso, cito o entendimento de PETER BROWN: “O sentimento religioso é igual à senha de cartão de crédito: pessoal e intransferível”.
24. JESUS CRISTO disse: “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo”. Partindo desta premissa, é de bom alvitre asseverar que NÓS, integrantes do MTU, temos sofrido toda sorte de pressões, tribulações e aflições, exatamente pelo fato de nos posicionarmos frontalmente em defesa da TROPA, isto é, nossos poros têm vertido suor, misturado com sangue, dada a imensa intimidação psicológica e moral que temos enfrentado, pois, pasmem os senhores, ainda há no meio de nós aqueles APÓSTATAS que não querem a mudança de regime e direcionam seu ódio contra os membros do MTU. Destarte, temos sentido o gosto amargo de fel, temos expelido suor e vertido lágrimas misturadas com sangue. Tal experiência amarga, também é experimentada por aqueles que têm sorvido o cálice da ira, simplesmente por professam publicamente a sua adesão às nossas propostas altruístas, sinceras, comprometidas e desprovidas de intere$$E$ imorais e vãs concupiscências. Continuando esta linha de explanação, os integrantes do MTU não estão dando a menor importância “ÀS CHANTAGENS LÍCITAS” subjacentes das notas de Avaliação de Desempenho qualitativo, as quais – infelizmente – servem para ajudar amigos e aniquilar pretensões de supostos inimigos ou adversários políticos que possuem metodologia filosófica e ideológica diversa; bem como fazer de tudo para que alguns membros do MTU logrem êxito no SAD. Contudo, o maior sucesso do MTU reside no carisma, na sinceridade e na transparência como tem tratado os maiores anseios da Categoria Profissional.
25. O APÓSTOLO PAULO disse: “... Sede, pois firmes e constantes, sempre abundantes, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”. Com base neste ensinamento, NÓS, do Movimento Tropa Unida, pugnamos pelas necessidades que os seres humanos possuem, a saber: Necessidade de Relacionamento: origina-se do fato de que, ao tornar-se homem, o ser humano rompe suas ligações animais primarias com a natureza, porém o homem com sua capacidade de raciocinar e imaginar e imaginar perdeu sua interdependência com a natureza. Em lugar das ligações instintivas com a natureza o homem criou suas próprias relações, sendo as mais satisfatórias as que se baseiam no amor produtivo, que implica cuidado mútuo, responsabilidades, respeito e compreensão. Necessidade se Segurança: Diz respeito do seu desejo de ser parte integrante do mundo e de ter certeza quanto pertence a alguma coisa, a algum grupo. O homem encontra a satisfação e a felicidade quando sente a fraternidade dos outros. Necessidade de Identidade: O homem deseja ter identidade, individualidade ser original como individuo, quando não consegue atingir esse ideal, procura fazê-lo pela identificação com outra pessoa ou grupo. A possibilidade de realizar seu potencial criador leva-o a desenvolver sua própria indenidade no mundo. Necessidade de Orientação: O homem necessita de um quadro de referência para pautar sua conduta, para ter um modo consciente e estável de perceber, e compreender o mundo e si mesmo. É a necessidade de ser igual. Portanto, parafraseando a canção de O RAPPA: “VALEU A PENA EH! EH! [NÃO] somos pescadores de ilusões!
26. O livro de SAMUEL nos ensina: “ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR”. Nós só temos a agradecer pelas batalhas passadas, atuais e supervenientes, umas terríveis e cruéis, mas o SENHOR tem livrado seus servos e seguidores fiéis, assim como o MTU. Agradecemos a DEUS pelo crescimento que temos experimentado nesses dias de luta. É cediço que temos vislumbrado uma luz maravilhosa no final do túnel, cuja concretização de nosso maior anseio é fruto de muitas batalhas, temperadas pela dor e regadas por sangue, suor e lágrimas...
27. MOVIMENTO TROPA UNIDA... “Que o SENHOR te abençoe e te guarde; que o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; que o SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a PAZ (...). E eu TE ABENÇOAREI”.
28. Encerramos esta postagem agradecendo a todos aqueles que postaram anteriormente mensagens de apoio, ao “falecido” (rs) tópico “MTU TRABALHANDO”, razão pela qual ele está sendo reeditado sob nova nomenclatura. Pedimos desculpa por quaisquer omissões de nomes, tendo em vista que já existiam 49 postagens, porém, declinamos os nomes a partir de agora: “Conselheiro de Honra” COIMBRA, WILLI, MESTRE DE BANDA, PASTOR ARIFLAN, ADEILSON, SANTOS, PRESIDENTE VALNEY, ANSELMO, JORGE LUIZ QUEIROZ, LUIZ EDUARDO, PAULO CABRAL, ROGÉRIO, FIO ALBERTO OLIVEIRA, AMÉLIA, CLÁUDIO JACOB, CARLOS ALBERTO, CÉSAR “ALVINEGRO”, FLAVIA PAESLER, REGINA, “O brilhante” PABLO, e muitos outros GUERREIROS DE FÉ que não conseguimos, a priori, resgatar na memória.
29. SAUDAÇÕES MTU!!!!
30. MONTEIRO – Diretor Jurídico.

AGRADECIMENTOS e ATENÇÃO TOTAL

  1. Nós da PRESIDÊNCIA, VICE-PRESIDÊNCIA e DIRETORIA do Movimento Tropa Unida, temos a hombridade de agradecer às CENTENAS de telefonemas, contatos pessoais e recados(pessoais, torpedinhos, scraps, etc.) que temos recebido da TROPA: Uns contendo explícitas, sinceras e esperançosas demonstrações de apoio, carinho e colaboração.
  2. CONTUDO, em contrapartida, não podemos esquecer às mensagens PESADAS que temos recebido em sentido contário às anteriores.
  3. Mas... a BÍBLIA nos ensina: "...Em tudo dai graças", razão pela qual JAMAIS IREMOS desistir nem tampouco ceder às tentativas de intimidação (implícitas e explícitas, avaliações qualitativas, liberdade vigiada, Princípio da PESSOALIDADE, fofocas, boatos infundados, etc.) cujos objetivos precípuos consistem em formas de tentar "calar nossos lábios"; bem como a criação de barreiras supostamente intransponíveis à consecução dos mais lídimos interesses da TROPA, pois JESUS nos ensinou que se "ele não clamasse, as pedras clamariam".
  4. Saudações MTU!
  5. MONTEIRO - Diretor Jurídico.

quinta-feira, 12 de março de 2009















































































Dr. Maurício Toledo, Procurador do Município, recebe o Estudo Jurídico
Aprofundado, documento produzido à partir de interpretações sistemáticas
e extensivas da legislação, da jurisprudência e da doutrina. Um meritório trabalho
de pesquisa realizado pelos Srs. Valney Ferreira Dias e Márcio Monteiro, respectivamente, Presidente e
Diretor Jurídico do MTU. Neste registro do ato, há que se destacar, ainda, a presença
do Vice-presidente do MTU, Sr. Paulo Andrade.

terça-feira, 10 de março de 2009

Procurador do Município e Relator do Grupo de Trabalho que irá produzir o texto final do
Projeto de Lei que será submetido à Câmara de Vereadores, o Dr. Maurício Toledo analisa o
Parecer Jurídico elaborado pelo MTU. Conversamos com ele durante, aproximadamente, uma hora.
Os prognósticos são os melhores possíveis.

Momento histórico. O Presidente do MTU, Sr. Valney Ferreira Dias,
entrega o trabalho ao Secretário Rodrigo Betlhlem, ladeados, à esquerda
da foto, pelo Subsecretário da Casa Civil, Dr. Ricardo Rotemberg e pelo Diretor
Jurídico do MTU, Sr. Márcio Monteiro e, à direita, pelo Vice-presidente
do MTU, Sr. Paulo Andrade. Este ato, mais do que uma simples formalidade,
representa a valorização profissional dos GMs, que nunca tiveram uma receptividade
tão grande por parte do Poder Executivo.
Autor de um elogiadíssimo projeto na Quinta da Boa Vista e um dos nossos
grandes colaboradores,o Sr. Menezes teve presença marcante na reunião.
Vice-presidente do MTU, Sr. Paulo Andrade. Um nome muito importante
na composição de parcerias, projetos e pesquisa.

FOTOS DA REUNIÃO DO MTU COM O SECRETÁRIO RODRIGO BETHLEM


Secretário Rodrigo Bethlem analisa o trabalho apresentado pelo MTU.

´
À partir da esqueda: o Presidente do MTU, Sr. Valnei Ferrira, o Diretor
Administrativo, Sr. Marcio Santos, o Subsecretário da Casa Civil e Gestor
do Programa Bolsa Formação para a GM-Rio, Dr. Ricardo Rotemberg e o Secretário
Especial de Ordem Pública, Dr. Rodrigo Bethlem no ato de entrega do estudo que
comprova a viabilidade da transformação do Regime Jurídico da GM-Rio.

O Presidente do MTU, Sr. Valney Ferreira Dias e o Subsecretário da Casa Civil, Dr. Ricardo Rotemberg.

O Diretor Jurídico do MTU, Sr. Márcio Monteiro e o Presidente do Movimento, Sr. Valney Ferreira são

os autores do trabalho entregue ao Secretário, Rodrigo Bethlem e ao Procurador do Município e Relator do

Grupo de Trabalho que irá produzir o texto final do Projeto de Lei que nos tornará ESTATUTÁRIOS, Dr. Maurício Toledo.

Temos uma imensa dívida de gratidão com esses dois guerreiros que dedicaram muito tempo dos seus dias

de folga, por vezes, madrugada adentro, para a conclusão deste trabalho digno de Mestrado.

Reunião do MTU com o Secretário Dr. Rodrigo Bethlem.

MTU TRABALHANDO!


De acordo com o compromisso firmado entre o MTU e a tropa e dando prosseguimento ao trabalho de transformação do regime jurídico pelo qual os funcionários da Guarda Municipal da Cidade do Rio de Janeiro são regidos, a Diretoria Executiva do Movimento Tropa Unida se reuniu, no dia 09 de março de 2009, com o Sr. Secretário Especial de Ordem Pública, Dr. Rodrigo Bethlem, para tratar de pontos específicos deste processo, que vêm preocupando alguns companheiros.


Dr. Rodrigo Bethlem, Secretário Especial de Ordem Pública.

Como de hábito, nesta administração, fomos muitíssimo bem recebidos por todos os representantes do Poder Executivo que se fizeram presentes à reunião.
Ao chegarmos, fomos ciceroneados pelo Sr. Subsecretário da Casa Civil e Gestor do Programa Bolsa Formação para a Guarda Municipal, Dr. Ricardo Rotenberg, que nos conduziu ao Gabinete do Secretário e se manifestou a nosso favor durante todo o encontro. Grande parcela dos nossos avanços devem ser creditados a ele, que tem se mostrado um grande facilitador de caminhos, no sentido de nos orientar quanto ao melhor trâmite a seguir, dentro da burocracia obrigatória.
Na reunião, o Secretário reafirmou o empenho com o qual a atual administração vem cuidando das questões relativas à Guarda Municipal e nos garantiu que tudo está sendo feito para que a Instituição e os servidores sejam valorizados e positivamente reconhecidos pela sociedade.
No decorrer do encontro, o Presidente do MTU, Sr. Valney Ferreira Dias, e o Diretor Jurídico, Sr. Márcio Monteiro, fizeram a apresentação de um estudo de 46 páginas, no qual consta todo o embasamento legal para a transformação do nosso regime jurídico, com legislação, doutrina e jurisprudência.
O Secretário se disse muito bem impressionado com o trabalho e solicitou a presença do Procurador do Município e Relator do grupo constituído pelo Decreto N.º 30342, de 01 de janeiro de 2009, Dr. Maurício Toledo.
O Dr. Maurício Toledo, após receber uma cópia do estudo e fazer uma rápida análise, se mostrou disposto a considerar a colaboração proposta pelo trabalho e nos tranquilizou afirmando que a possibilidade de ter que demitir os GMs para fazer um novo concurso, sequer foi cogitada.
Dentro deste cenário, acho extremamente relevante frisar que os ventos estão soprando a nosso favor. Cabe a nós tirar melhor proveito, colher os melhores frutos que nos estão sendo ofertados. Para tanto, é necessário que a qualidade dos nossos serviços e o profissionalismo nas nossas condutas cotidianas, se mantenham elevados.