domingo, 5 de abril de 2009

"O PODER ABSOLUTO E INQUESTIONÁVEL DA MOBILIZAÇÃO"

1) O PODER DE MOBILIZAÇÃO, COM VISTAS AO CONHECIMENTO E DESENVOLVIMENTO DE UMA CLASSE FROFISSIONAL (Guardas Municipais do Rio de Janeiro).
2) Prezados, amados, queridos e respeitados companheiros do Movimento Tropa Unida, trazemos a lume uma reflexão sobre uma palavra dos MESTRES BAUMGARTEM & ARAÚJO, proferida em uma das dinâmicas do MARAVILHOSO CURSO DO CIEDS, sobre o “Poder de MOBILIZAÇÃO”.
3) Preliminarmente, USANDO esta citação, pedimos a devida licença poética para adequar a abordagem para trazê-la à REALIDADE do MOVIMENTO TROPA UNIDA. Entendemos o seguinte: para que o sujeito conheça um PROJETO é de grande necessidade abordá-lo, e nesse sentido podemos dizer que não há possibilidade de conhecimento do objeto se ele estiver ausente do sujeito.
4) Mas para o sujeito construir o seu conhecimento a respeito de um PROJETO qualquer, mister se faz que esse objeto apresentado tenha significado para o sujeito. Mesmo um simples significado no primeiro momento já é o suficiente. O que vale é fazer a perfeita e sábia ligação do indivíduo à magnitude da PROPOSTA, isto é, enquadrá-lo na realidade tangível que poderá afetar diretamente a sua existência.
5) Qual seria a “estratégia” para efetuar essa perfeita simbiose? Prendê-lo ao objeto da proposta, para que no segundo momento ele desperte mais desejo de conhecê-lo, se este fizer parte das suas necessidades. Nesse sentido, podemos afirmar que a MOBILIZAÇÃO desencadeada pelo MOVIMENTO TROPA UNIDA é o caminho a ser percorrido. A meta é o significado que o objeto tem para o sujeito, mais precisamente uma realidade profissional mais segura e menos sombria.
6) Em se tratando da MOBILIZAÇÃO para o conhecimento, podemos dizer que nenhum sujeito se debruçará horas a fio sobre um objeto que não satisfaça as suas necessidades num sentido bem amplo. E isto é o grande problema e, porque não dizer “dilema” que nós, do MOVIMENTO TROPA UNIDA enfrentamos nesta semana, a fim de poder lograr êxito e, por conseqüência, despertar a atenção dos nossos AMADOS COMPANHEIROS para o fato de que não estamos oferecendo para eles um objeto efêmero que satisfaça apenas às suas necessidades pessoais emergências; mas, além da desconfiança natural em relação ao “novo paradigma”, bem como a curiosidade, temos apresentado uma proposta de satisfazer aos mais lídimos anseios da categoria profissional. Resultado: CONSEGUIMOS LOGRAR ÊXITO DE FORMA INEXORÁVEL!!!
7) A definição de conhecimento, segundo PIERRE BOURDIER, é a crença verdadeira justificada e entendida como uma análise do conhecimento no sentido proposicional. A definição é obtida perguntando que condições têm de ser satisfeitas quando queremos descrever alguém como conhecendo algo. Ao dar a definição enunciamos o que esperamos quais sejam as condições necessárias e suficientes para a verdade da afirmação. Para que o Guarda Municipal, sujeito conhecedor ou transformador da sociedade seja inserido no processo de MOBILIZAÇÃO para o conhecimento? É indispensável que o TRABALHO DE DIVULGAÇÃO seja uma descortinar do futuro; o sucesso dessa hercúlea empreitada a favor das descobertas depende de provocar nos PERSONAGENS PRINCIPAIS deste contexto, isto é, os Guardas Municipais, o desejo de que as suas ações de adesão sejam conscientes e voluntárias.
8) Para tanto, o MOVIMENTO TROPA UNIDA tem desenvolvido um trabalho impecável de divulgação, pautado na TRANSPARÊNCIA e na CLAREZA de suas propostas, razão pela qual esta semana, permissa vênia, faz-se a citação de uma experiência pessoal deste signatário ao ouvir de um Guarda Municipal, companheiro de turma do MARAVILHOSO CURSO DO CIEDS, realizado de 30/03 a 03/04 na ACADEMIA DA GM-RIO, a seguinte frase: “Subinspetor Monteiro, eu sou um chefe de família, antigo de casa, porém, sou uma pessoa muito desconfiada em relação às manipulações covardes, oportunistas e inescrupulosas que ocorrem no seio de nossa Instituição. Porém, aceito concluir a minha filiação ao MOVIMENTO TROPA UNIDA porque o senhor, o Subinspetor VALNEY e a Diretoria do MTU têm se mostrado PESSOAS DE BEM, razão pela qual, irei formalizar minha filiação ao MTU”. O signatário confessa aos leitores que ouviu tal afirmação com toda a pose e frieza necessária de um “superior hierárquico” diante de uma TURMA LOTADA, contudo, pediu licença ao TUTOR, foi ao banheiro e... Chorou copiosamente, dada a RESPONSABILIDADE PESSOAL, PROFISSIONAL E SOCIAL do Movimento Tropa Unida, diante daquela sincera demonstração de confiança.
9) É trazido a lume o ensinamento de um filósofo e educador chamado LADIÉRE, o qual nos ensina o seguinte: “O que existe só se deixa atingir por meio de uma doação. Só podemos atingir o real através da maneira pela qual este nos afeta e determina. Só um poder passivo pode ser afetado e para nós, é a experiência sensível que constitui o lugar e o único lugar da passividade. Portanto, só ela, da maneira como é estimulada, pode dar-nos acesso aos que é”.
10) É preciso, nesse sentido, que o MOVIMENTO TROPA UNIDA continue firme e constante no processo de conhecimento da sombria realidade de TODOS os Guardas Municipais, isto é, suas necessidades, anseios, objetivos, frustrações, dúvidas, carências, problemas, propostas. É válido ressaltar que temos agido exatamente assim, para que possamos traçar a rota vitoriosa de nossa MOBILIZAÇÃO por um futuro melhor, razão pela qual – REPITO – temos vivenciado a realidade de que a categoria deve ter exato conhecimento do PROJETO ARROJADO que se apresenta; é indispensável frisar que a categoria tem sido maciçamente informada acerca do conhecimento de onde se pretende chegar. Somente assim o NOSSO trabalho TEM SIDO COROADO DE ÊXITO. Trocando em miúdos: ESTE TEM SIDO O SEGREDO DE NOSSO RETUMBANTE SUCESSO.
11) Na informação estão contidos o conhecimento e habilidades desenvolvidas individualmente pela pessoa de cada Guarda Municipal, visando preparar a CATEGORIA para a vida e para o trabalho no FUTURO ESTATUTÁRIO. Entretanto, a TRANSPARÊNCIA do MOVIMENTO TROPA UNIDA está a serviço da formação, que prioriza o desenvolvimento intelectual, profissional, crítico, espiritual e motivacional de TODOS os Guardas Municipais. A formação dirigida à transformação trabalha com os valores e a qualidade de vida que a Categoria Profissional, a que pertencemos, tem sido ensinada e incentivada a abraçar.
12) Pelo exposto, o signatário desta mensagem vem a público agradecer ao grandioso número de FICHAS DE FILIAÇÃO AO MOVIMENTO TROPA UNIDA, colhidas no transcurso desta semana que se encerra, quando é reiterada a citação de que DEUS TEM LEGITIMADO as ações do MTU, proporcionando a cada membro deste CORPO PODEROSO o desenvolvimento pessoal e profissional, vindo, por conseqüência, construir condições necessárias para que o sonho de SER ESTATUTÁRIO deixe de ser um sonho e passasse a se uma REALIDADE TANGÍVEL.
13) OBRIGADO TROPA, a Presidência, a Vice-Presidência e a Diretoria do Movimento Tropa Unida tem se mostrado fieis aos seus princípios e renovado a cada dia seu AMOR À TROPA. Destarte, temos nos emocionado com a RECIPROCIDADE da TROPA, ao passo que se verifica um surpreendente apoio, materializado no PREENCHIMENTO DAS FICHAS DE FILIAÇÃO.
14) Por outro lado não há como negar, parafraseando ARLINDO CRUZ, a realidade de que “O SHOW TEM QUE CONTINUAR”. Para a consecução de tal intento, temos distribuído fichas e tem ocorrido o “Milagre da Multiplicação das Fichas de Filiação”. Portanto, temos experimentado o apoio em TODAS as Unidades Operacionais e temos traçado diretrizes para que a distribuição fique melhor do que já se apresenta; de sorte que A LUTA CONTINUA e quanto mais fichas preenchidas será melhor para legitimar ainda mais a influência positiva do MOVIMENTO TROPA UNIDA para a modificação da GUARDA MUNICIPAL e da sociedade como um TODO.
15) A BÍBLIA SAGRADA nos ensina (Livro de ATOS DOS APÓSTOLOS 2: 42-47) a seguinte lição: “... E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos. Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade. Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam o pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração. Louvando a DEUS e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentavam-lhes o SENHOR, dia a dia, os que iam sendo salvos”.
16) Prezados companheiros, qualquer semelhança entre os fatos ocorridos na vitoriosa trajetória do Movimento Tropa Unida, ultimamente, com o texto bíblico supracitado, NÃO será (nem é) (nem foi) mera coincidência.
17) MUITO OBRIGADO!!!!!!!
18) SAUDAÇÕES MTU!!!!
19) Márcio MONTEIRO – DIRETOR JURÍDICO.

4 comentários:

  1. Estou feliz em estar podendo entrar em contato com voces, espero que realmente continuem com a firme posição e transparencia e tambem estar lado a lado com os guardas principalmente com os da base da piramide do descaso que durante esses anos nem de escada de madeira não conseguiram subir praticamente a lugar nenhum espero que nos não se deslumbre com estrelas e batatas já que a base da piramede do descaso é desprovida desses badulaques, mas continua firme na caminhada rumo a libertação e não se ilude com cargos e estrelismo. Espero que o movimento seja a nossa voz e va de encontro aos anseios da tropa e tambem espero que mais tarde seja revisto essa doutrina autocrática de comando já que em outras guardas essa famigerada doutrina está entrando em desuso uma que nós não somos militares e sim civis e que cedo ou mais tarde deveremos nos encaixar nessa realidade

    ResponderExcluir
  2. Em resposta ao ANÔNIMO:

    1: Temos mantido o firme propósito de proporcionar condições igualitárias a TODOS os guardas municipais, no que tange a possibilidade de ascensão profissional. Para vosso conhecimento, apresentamos ao GRUPO DE TRABALHO que estudou a nossa mudança de regime jurídico, proposta de PROMOÇÕES POR ANTIGUIDADE E MERECIMENTO, a fim de conter a interminável série de injustiças que temos percebidos no seio da Instituição;

    2: Vossas palavras dizem: "Espero que o Movimento seja a nossa voz e vá de encontro aos anseios da tropa". Data máxima vênia, permita-me discordar de um ponto nodal de vossa afirmação: o MOVIMENTO TROPA UNIDA JÁ É, com todos os méritos, a LEGÍTIMA VOZ que tem se levantado em defesa dos mais lídimos interesses da TROPA;

    3: Para vosso conhecimento, o Presidente VALNEY e este signatário são pertencentes à clase GM4. Contudo, NÃO nos deslumbramos com "estrelas e batatas", como vossas palavras exprimiram. Não posso negar que vossa pessoa possa ter conhecimento de pessoas que possuem a mesma graduação funcional e agem como se fosse reis (eu conheço vários). Portanto, pode ficar extremamente tranquilo quanto à lisura e caráter dos integrantes da Diretoria do MTU. Até porque somos transparentes, idealistas e honestos;

    4: O Movimento Tropa Unida não tem ido DE ENCONTRO aos anseios da TROPA. Muito pelo contrário, o Movimento Tropa Unida tem ido AO ENCONTRO aos anseios da TROPA, apenas para corrigir e adequar a terminologia utilizada.

    5: Adoramos ler o teu sincero desabafo e continue contando com o MTU, hoje e para todo o sempre... AMÉM!

    6: Saudações MTU!

    7: MONTEIRO - Diretor Jurídico.

    ResponderExcluir
  3. E aí, afinal o que falta para a proposta de mudança de regime jurídico da Guarda ir logo para votação na câmara dos vereadores????
    Abraços amigos do MTU.

    ResponderExcluir
  4. AO ANÔNIMO:

    1: Quanto ao prazo de remessa do Projeto de Lei, ora solicitado, depende EXCLUSIVAMENTE do Poder Discricionário de Sua Excelência, o Prefeito Eduardo Paes.

    2: Por consequência, saibas que toda a assessoria jurídica e política do Poder Executivo adotará as medidas cabíeveis, oportunas e necessárias no momento certo.

    3: Conte conosco, pois NÓS CONTAMOS COM VOCÊ!

    4: SAUDAÇÕES MTU!

    5: MONTEIRO - Diretor Jurídico.

    ResponderExcluir