sexta-feira, 27 de março de 2009

Rio de Janeiro, 26 de março de 2009. UM DIA HISTÓRICO!!!

1. Prezados, queridos, estimados e AMADOS companheiros, em estrita obediência aos Princípios da Transparência, Boa-Fé, Publicidade e Confiança, trazemos a lume mais um conjunto de AÇÕES MERITÓRIAS, protagonizadas pelo MOVIMENTO TROPA UNIDA, na data de 26 de março do corrente ano, sendo desdobradas em TRÊS lugares distintos, a saber: AUDITÓRIO do Centro Administrativo São Sebastião (CASS); 6ª Inspetoria (Madureira) e Quadra do Grêmio Recreativo Escola de Samba IMPÉRIO SERRANO, em Madureira.

2. Pois bem. Às 15:00h teve início a nossa SAGA quando tivemos a honra de atender o CONVITE para Participarmos do FÓRUM DE DEBATES SOBRE SEGURANÇA PÚBLICA, que consistirá em eventos preparatórios para a elaboração da Pauta Temática da CONFERÊNCIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA a ser realizada em BRASÍLIA, Capital Federal, salvo engano no mês de agosto do corrente ano. Cabe consignar que o MOVIMENTO UNIDA, que se fazia representar pelos seguintes membros: GM4 VALNEY DIAS (Presidente); GM2 PAULO ANDRADE (Vice-Presidente) GM2 MÁRCIO SANTOS (Diretor Administrativo); GM4 MÁRCIO MONTEIRO (Diretor Jurídico); GM3 F. SILVA (Mestre de Banda) – Diretor Financeiro.

3. Ficou acertado o comprometimento do Movimento Tropa Unida em prestar importantíssima contribuição, a qual se fará através da RELATORIA de um Projeto específico sobre a “OSTENSIVIDADE DO POLICIAMENTO OSTENSIVO DA GUARDA MUNICIPAL, VOLTADO À PREVENÇÃO PRIMÁRIA DOS PEQUENOS DELITOS”. A Reunião foi brilhantemente conduzida pelo preclaro Doutor RICARDO ROTEMBERG, Subsecretário da Casa Civil e Gestor Municipal do PRONASCI. Participaram da REUNIÃO várias Autoridades da Sociedade Civil Organizada, bem como Autoridades Militares, dentre as quais podemos destacar, no âmbito interno da Corporação, o Senhor ARNALDO FREIRE, GM5 – Coordenador de Grupos Especiais, assim como o Insigne Senhor GM5 AILTON RAMOS, Comandante do Grupamento de Apoio ao Turista.

4. A Reunião desenvolveu-se até o horário de 17: 30h quando saímos do CASS e seguimos diretamente para a 6ª INSPETORIA, para traçarmos as diretrizes da Reunião que seria (e foi) realizada na quadra da Escola de Samba IMPÉRIO SERRANO.

5. Naquele exato momento – 19:00h –, sentimos a poderosa mão de DEUS agindo, quando o telefone celular do PRESIDENTE VALNEY tocou, tratava-se do EMINENTE PROCURADOR MAURÍCIO TOLEDO, MEMBRO DO GRUPO DE TRABALHO NOMEADO PELO EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO E RELATOR DO PARECER JURÍDICO QUE EMBASARÁ A NOSSA MUDANÇA DE REGIME JURÍDICO.

6. Tal Autoridade disse o seguinte: “Chegou ao meu conhecimento que o SISGUARIO tem veiculado um documento contendo uma série de ‘desvantagens’ a serem experimentadas pelos guardas municipais depois da mudança de regime jurídico. Contudo, eu sei que vocês (MTU) estarão realizando uma REUNIÃO daqui a poucos instantes, portanto, gostaria de saber um número com sinal de FAX, para que eu possa enviar uma mensagem para que VOCÊS apresentem à TROPA”. Dito isto, o BRILHANTE GM2 CABRAL, recebeu uma mensagem kilométrica de fax (10 páginas), enviada pelo próprio Gabinete do DOUTOR MAURÍCIO TOLEDO, contendo uma série de vantagens que serão concedidas à nossa Categoria, as quais tinham por escopo pulverizar parcialmente a credibilidade das informações do SISGUARIO.

7. Depois de recebida a mensagem, foi dita pelo EMINENTE PROCURADOR, a seguinte frase: “Vocês (MTU) contam com a minha total colaboração, fiquei IMPRESSIONADO com o parecer TÉCNICO-JURÍDICO elaborado por vocês e saibam de uma coisa: ESTOU JUNTO NESTA LUTA COM VOCÊS E AS PORTAS DO MEU GABINETE ESTÃO ABERTAS E VOCÊS NÃO PRECISAM AGENDAR NADA PARA CONVERSAR COMIGO”. Confesso aos senhores leitores que foi impossível conter a emoção e evitar que as lágrimas rolassem de nossos olhos, tendo em vista a importância da declaração ora efetuada.

8. Ato contínuo, iniciamos a caminhada em direção ao local da REUNIÃO, quando já encontramos um bom número de guerreiros de fé. Veio a minha lembrança, uma canção de ROBERTO CARLOS: “(...) De todos os lugares vinham aos milhares e em pouco tempo eram milhões; invadindo ruas, campos e cidades, espalhando AMOR aos corações (...). Outros que brincavam mais além, deixaram de brincar para vir também. E cada vez crescia mais, aquele batalhão de paz, onde já marchavam mais de 100...”.

9. Pontualmente às 20:30h, teve início a Reunião, quando o Presidente VALNEY fez uma retrospectiva acerca das lutas e batalhas que temos enfrentado, citou particularidades de cada Reunião, bem como mencionou a coragem da TROPA em assumir publicamente uma decisão de apoio ao então candidato EDUARDO PAES, mencionou o HISTÓRICO PARECER JURÍDICO que fizemos, os quais abalaram as estruturas jurídicas da ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL, pois tivemos a felicidade e a INSPIRAÇÃO de conceber documento de tal MAGNITUDE, que serviu de FONTE para a nossa mudança de regime jurídico...

10. Depois de efetuada esta retrospectiva, o Presidente VALNEY leu os detalhes mais importantes do fax enviado pelo EMINENTE PROCURADOR, dentre as quais cito as mais importantes VANTAGENS A SEREM CONCEDIDAS, a saber:

Ø LICÊNÇA-PRÊMIO de 03 meses a cada 05 anos para TODOS;

Ø LICENÇA-ALEITAMENTO com um prazo de 05 meses, benefício concedido às mulheres, além da LICENÇA-MATERNIDADE;

Ø LICÊNÇA-AFASTAMENTO para poder cuidar/acompanhar familiares hospitalizados;

Ø RECEBIMENTO do FGTS, de forma integral e espontânea ou pela forma de ALVARÁ JUDICIAL, a ser ajuizado no TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL;

Ø CONCESSÃO DE VALES-TRANSPORTE E TICKETS-ALIMENTAÇÃO;

Ø PLANO DE SAÚDE DESCONTADO NA FAIXA DE 05%, podendo incluir todos os familiares;

Ø APOSENTADORIA INTEGRAL, sempre com equiparação salarial com os servidores n ativa, NÃO havendo desconto nos proventos;

Ø ADICIONAIS de PERICUOSIDADE, INSALUBRIDADE e NOTURNO;

Ø A Possibilidade REAL E TANGÍVEL de se propor uma EMENDA para conceder AUXÍLIO àqueles que têm dependentes portadores de necessidades especiais, pois a nova lei não os contempla (AINDA!!!).

Ø A CADA PERÍODO DE 12 MESES PARA TRATAMENTO DE SAÚDE, O FUNCIONÁRIO TERÁ DIREITO A UM MÊS DE SALÁRIO A MAIS.

Ø QUANDO SE TRATAR DE LICENÇA CONCEDIDA POR MOTIVO DE ACIDENTE DE TRABALHO, OU DOENÇA PROFISSIONAL, O FUNCIONÁRIO FARÁ JUS A AUXÍLIO-DOENÇA POR UM PERÍODO DE SEIS MESES: Explicando: nestes casos – ACIDENTE DE TRABALHO – no 6º mês o servidor irá receber um salário a mais.

Ø POSSIBILIDADE de um PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS que contemple as promoções por ANTIGUIDADE E MERECIMENTO. Ressaltando que o MTU já possui um Projeto neste sentido, a ser apresentado para colaboração. Para tanto será indispensável um Trabalho de Mobilização, DA TROPA DA GUARDA MUNICIPAL, para que juntos possamos vencer os nocivos efeitos de sua ESTAGNAÇÃO PROFISSIONAL, que tem refletido no cotidiano do guarda municipal, em todas as suas classes, cujo sintoma, FAÇO A INTROMISSÃO, mais cruel é a “SÍNDROME DE GABRIELA”, isto é, “EU NASCI ASSIM... EU VIVI ASSIM... EU CRESCI ASSIM... EU VOU SER SEMPRE ASSIM...” haja vista que os integrantes de todas as classes, mas... Principalmente aqueles “valorosos guerreiros das classes GM1 e GM2, cujas trajetórias profissionais têm sido pautadas pelo denodo, galhardia, responsabilidade e FÉ em um futuro melhor, mais equânime e menos cruel, diferente da sombria realidade que se vislumbra com clareza meridiana nos dias atuais.

11. Cabe ressaltar que o EMINENTE PROCURADOR MAURÍCIO TOLEDO afirmou que o EXCELENTÍSSIMO SENHOR PREFEITO EDUARDO PAES, confirmou que toda e qualquer perda superveniente será SANADA, pois o seu compromisso é com o bem máximo da categoria.

12. Voltando à Palestra, o Presidente VALNEY passou a palavra ao DIRETOR JURÍDICO, MÁRCIO MONTEIRO, o qual explicou pormenorizadamente os detalhes da REUNIÃO DE CÚPULA que selou a Mudança de REGIME JURÍDICO da Guarda Municipal, quando exortou a todos os presentes para não se deixarem amedrontar por perseguições, caça às bruxas e outras formas de intimidação, perseguições pessoais, avaliações qualitativas viciadas, quando este citou que sempre haverá em qualquer corporação BOAS PESSOAS (AUTOBOTS) e MÁS PESSOAS (DECEPTICONS), citações do filme TRANSFORMERS que levaram todos aos mais descontraídos sorrisos; mas seria imperiosa a conscientização de que TODOS devem ter coragem para tomar decisões e que sinceramente valeu a pena tudo ocorrido até aquele momento, pois TUDO que o MTU faz não é com o fito de amealhar benefício próprio, todavia, buscar melhorias substanciais para TODOS os GUARDAS MUNICIPAIS, para que estes possam estar motivados, felizes e com sua auto-estima recuperada.

13. O DIRETOR JURÍDICO MÁRCIO MONTEIRO (visivelmente emocionado) encerrou a sua participação citando um texto bíblico extraído de COLOSSENSSES 2: 5, que diz assim: “Ainda que eu não esteja presente quanto ao corpo, estarei presente em espírito, alegrando-me e regozijando-me da vossa fé em CRISTO JESUS”. Tal citação teve por escopo homenagear a todos aqueles que, não obstante as suas manifestações de vontade, infelizmente, NÃO puderam estar presentes naquela data, naquele local, naquela hora, (ESCOLA, FACULDADE, FAMÍLIA, ESCALA DE SERVIÇO, HORÁRIOS ATÉ 21 HORAS). Todavia, posso afirmar que de onde quer que estivessem, estariam ANGUSTIADOS, pelo fato de NÃO estarem ali, razão pela qual estariam orando, rezando e torcendo pela nossa VITÓRIA esta, que NÃO é uma VITÓRIA pessoal, é uma VITÓRIA COLETIVA. Certamente havia quase mil guardas municipais presentes, mas, com a mesma certeza afirmo que toda a corporação estava ali, em espírito e em verdade.

14. Depois disso, o VICE-PRESIDENTE PAULO ANDRADE teve direito a palavra e foi EXTREMAMENTE FELIZ ao conclamar a TODOS os presentes para a necessidade de FORMALIZAR a ASSOCIAÇÃO DE MEMBROS, para que o MTU possa adquirir maior legitimidade para defender os interesses da TROPA. Dito isto, tal proposta foi recebida por ACLAMAÇÃO, por todos ali presentes, cujo número aproximado pode-se presumir: mais de 500 pessoas.

15. Também foi concedida a palavra ao GM6 EDINEI, o qual citou palavras de apoio e incentivo.

16. Encerramos a Palestra quando o DIRETOR JURÍDICO MÁRCIO MONTEIRO teve a honra de informar a todos os presentes que o PRESIDENTE VALNEY estava sendo nomeado ao cargo de GERENTE DE JUSTIÇA E DISCIPLINA. Alguém poderia perguntar: VALNEY foi agraciado por um favor? JAMAIS! Trata-se de uma legítima demonstração de reconhecimento, da atual gestão de Comando, a uma pessoa que sempre lutou pelos mais lídimos interesses da categoria, sem desmerecer a ninguém, enfrentando no peito certo preconceito e muito desdém. Por isso, escute o que eu digo, respeite a camisa que o VALNEY suou (SANGUE), respeite quem pôde chegar onde este VALOROSO GUERREIRO DE FÉ, chamado VALNEY FERREIRA DIAS, chegou, com muita honra, hombridade, transparência, dignidade e boa-fé. Posso até ser suspeito para citar essas palavras, mas não posso negar que “É MUITO BOM SABER QUE VALNEY É MEU AMIGO”. PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

17. SAUDAÇÕES MTU!!!!

18. MOVIMENTO TROPA UNIDA... “Que o SENHOR te abençoe e te guarde; que o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; que o SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a PAZ (...). Trago à baila esta citação bíblica, pois tenho a ABSOLUTA CERTEZA de que DEUS tem legitimado TODAS as nossas ações.

19. MONTEIRO – Diretor Jurídico.

7 comentários:

  1. parábens a tds do "MTU", um grande abraço Monteiro.

    ResponderExcluir
  2. Estou retornando de inss, e tomando conhecimento desse maravilhoso movimento. Unidos iremos vencer com legítimidade, Deus continue abençoando os protagonistas desta grande envergadura de fé.

    ResponderExcluir
  3. PAULO CESAR ISIDORO DA SILVA31 de março de 2009 às 21:33

    EU GM1 ISIDORO MAT :639.312.3

    FAÇO CORO COM OS DEMAIS GMS QUE ESTÃO IMPOSSIBILITADOS PELOS DIVERSOS MOTIVOS QUE NOS IMPEDE DE PARTICIPAR MAIS ATIVAMENTE DO MOVIMENTO
    MAS PEÇO INCARECIDAMENTE QUE CONTINUAR COM A DIVUGAÇÃO DAS REUNIÕES DO M.T.U. PARA QUE TODOS NÓS (GM DO BEM ) POSSAMOS NOS ASOCIAR AO M.T.U. TEMOS QUE VIGIAR COMPANHEIROS O DEMONIO DAS SOMBRAS NÃO DORME

    ResponderExcluir
  4. Alexandre Salgado dos Santos.

    Eu GM2 salgado-632414.9, ao longo desses 17 anos de luta,vejo que valeu a pena a nunca desistir dos sonhos. Sinto entre os espinhos o perfume da rosa que está para despontar...
    Desejo muita falicidade ao companheiro Valney nesta nova jornada,a luta continua.

    ResponderExcluir
  5. Caro companheiro Valnei, que voce e sua equipe continue colocando DEUS á frente das decições,peça a ele sabedoria pois assim foi com Rei Salomão, que governou com sabedoria divina o seu povo,e continue reconhecendo que só o senhor é DEUS.
    Que DEUS os abençoe, e parabéns pela competencia apresentada até o momento.
    Um forte abraço!!

    ResponderExcluir
  6. EU GM3 ELIAS RG 633682-6.TENHO A HONRA DE PARABENIZÁ-LO PELO PRESENTE MERECIDO QUE DEUS LHE CONCEDEU, FAÇA BOM USO DESSA OPORTUNIDADE. PEÇA A DEUS SABEDORIA PARA MANUSEAR BEM A SUA CANETA NA HORA DE DECIDIR A VIDA DE UM CHEFE DE FAMÍLIA. QUE O SENHOR JESUS CRISTO CONTINUE GUIANDO A SUA VIDA, UM ABRAÇO COMPANHEIRO!

    ResponderExcluir
  7. Meu nome é Aurélio sou GM da 1ª IGM tenho nove anos e meio de Guarda e é com imensa satisfação que exponho o meu nome sem medo nem represária de qualquer pessoa contra o MTU pois tenho a certeza que desta vez posso acreditar que dias melhores virão e com e com isso, vou me livrar de uma vez por todas de um sindicato que durante muitos anos não conquistou nada de significativo para a nossa categoria. Parabéns Presidente Valnei e toda a sua equipe pela grande conquista pra nossa categoria, já estamos na reta final para o grito de independência. Viva O MTU! Tenha a certeza que dentre os muitos companheiros que estão nessa jornada de transpor mulharas, pode contar com mais um, um abraço e até breve rumo a vitória.

    ResponderExcluir